Pular para o conteúdo principal

Crédito imobiliário com juro de mercado vale desde dia 1º de Janeiro e incentiva securitização



São Paulo, 08/01/2019 – A possibilidade de adoção de taxas de mercado para correção dos contratos de financiamento imobiliário com recursos da poupança está valendo desde 1º de janeiro e pode abrir caminho para expansão do crédito no longo prazo, de acordo com avaliação de empresários do setor da construção. Ontem, ao tomar posse, o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que a classe média terá de pagar ‘juros de mercado‘ nos empréstimos para compra da casa própria.



A medida que permite praticar juros de mercado em maior número de operações de crédito imobiliário foi editada pelo Banco Central em 31 de julho de 2018, ainda durante o governo de Michel Temer. A resolução 4.676 promoveu ampla reforma nas regras do setor. Entre as novidades instituídas, ela permitiu aos bancos utilizar taxas e indexadores de mercado (como IPCA ou IGP-M, por exemplo) nos contratos de financiamentos imobiliários com recursos da poupança, até então corrigidos unicamente pela taxa referencial (TR).


“O que ele (Pedro Guimarães) falou é o que já está consolidado. Não vi nenhuma novidade“, pontuou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Na sua avaliação, a possibilidade de correção dos contratos por índices de mercado daqui em diante tende a aumentar a atratividade das carteiras de crédito no mercado secundário, fomentando operações como a securitização. “Acredito que isso vai trazer mais dinheiro para o setor e, quem sabe, até permitir baixar os juros no futuro“, estimou Martins.

O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Gilberto Duarte, tem a mesma opinião: o presidente da Caixa fez uma constatação do que já ocorre na prática. “Na prática, a Caixa já opera a mercado. Não tem fato extraordinário. O volume de poupança já está tomado e, portanto, é necessário acessar outras fontes de mercado e precificar a mercado. É sustentável“, avalia ele, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Já o economista-chefe do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Celso Petrucci, ponderou que a adoção de índices como IPCA ou IGP-M dificilmente serão uma realidade no curto prazo, pois dependem, primeiro, da estabilização da economia brasileira. Como os contratos têm duração de até 35 anos, os índices de mercado poderiam causar muita volatilidade para bancos e mutuários.

“Ainda existe na nossa memória a lembrança do período inflacionário no País. Isso inibe a correção dos contratos por esse tipo de índice“, afirmou. Ele lembrou que o IPCA estava em 10,67% em 2015, um patamar que encareceria o financiamento e poderia levar os mutuários à inadimplência. “Falta confiança dos agentes de que teremos uma inflação comedida no longo prazo. É preciso haver uma maturação na percepção sobre a estabilidade econômica“.

Em relação às declarações do novo presidente da Caixa, Petrucci elogiou a sinalização de que não haverá intervenção artificial nas taxas de juros. Por outro lado, disse achar confusa a afirmação de que a classe média ‘pagará mais’ nos financiamentos, uma vez que o banco estatal já tem praticado taxas maiores do que as dos bancos privados. “Ao ouvir o discurso ontem, pensei: ‘estou ficando louco?’ Há uns dois ou três anos, a maior taxa já é da Caixa“, frisou o economista-chefe do Secovi-SP.

Para o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, foi positiva a afirmação de Guimarães de que não haverá mudança nos juros dentro do programa “Minha Casa Minha Vida” (MCMV). Este segmento atravessa um momento favorável, resultado da combinação de demanda perene por moradias e acesso a crédito barato. “A declaração foi correta, porque reitera a função social da Caixa de atender a demanda por moradias pela população de baixa renda“, disse França.

Segundo dados da Abrainc, os lançamentos de imóveis no acumulado dos últimos 12 meses até novembro no País atingiram 102.326 unidades, alta de 29,4% em comparação com os 12 meses anteriores. Os projetos dentro do MCMV totalizaram 75.970 unidades (74,2% do total), enquanto os empreendimentos de médio e alto padrão somaram 24.115 unidades (23,5%). A fatia de 2,3% restante são imóveis comerciais.

(Circe Bonatelli – circe.bonatelli@estadao.com, Colaborou Aline Bronzati)

-o-



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como fazer o cálculo de BTUs do ar condicionado!

Na hora de adquirir um  ar-condicionado  você certamente ouvirá falar de BTUs e de sua importância técnica. Mas, afinal, o que é BTU? Como calcular o BTU? Essas três letras significam British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica , medida que determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar condicionado. Esse dado garantirá que o seu equipamento refrigere de maneira adequada o local onde será instalado, de acordo com a metragem e com outros fatores. Assim, você evita gastar dinheiro com um ar condicionado muito potente para o seu espaço ou um aparelho com desempenho abaixo do necessário. Saiba como calcular BTU de ar condicionado Para calcular o BTU usado na hora de refrigerar um cômodo, devemos pensar no tamanho do ambiente, já que, são necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol. Já os 800 BTUs devem ser considerados em locais onde há raios de luz diariamente. Sabendo

IPTU de imóvel alugado: quem paga é o dono ou o inquilino?

Colaboração para o UOL, em São Paulo 07/02/2019 04h00... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/07/quem-paga-iptu-imovel-alugado-locador-ou-inquilino.htm?cmpid=copiaecola Na hora de pagar o Imposto Predial Urbano (IPTU) de um imóvel sempre surge uma dúvida em caso de aluguel. Quem é o responsável pela conta: o dono ou o inquilino? QUEM PAGA É O INQUILINO OU O PROPRIETÁRIO?  Segundo a Lei nº 8.245/1991, também conhecida como Lei do Inquilinato, o dono de um imóvel pode incluir no contrato de locação uma cláusula dizendo que o locatário deverá pagar o IPTU junto a outras despesas, como aluguel e condomínio.  Contudo, o Código Tributário Nacional diz que o IPTU é um imposto que se refere a propriedades. Portanto, o responsável final pelo pagamento é o dono da propriedade e não quem aluga.  "O contribuinte do IPTU é sempre o proprietário. A lei prevê que ele é o principal devedor do imposto, ainda que tenha ficado estabelecido no con

Descarte de óleo de cozinha: como fazer?

Todo mundo sabe que o óleo comestível, normalmente chamado de óleo de cozinha, possui reciclagem. Mas ainda restam muitas dúvidas por aí: como descartá-lo, por que não podemos jogá-lo na pia ou nos bueiros? Quais os tipos de óleo de cozinha? O que podemos fazer com o óleo de cozinha usado? Como armazená-lo? Primeiro, algumas diferenças e informações básicas. Os óleos são formados por substâncias insolúveis em água, os lipídeos. Não existe muita diferença entre óleo e gordura - a única que existe, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tem relação com a temperatura: a 25°C o óleo vegetal é líquido e a gordura é sólida. A classificação entre óleo virgem, extra virgem (azeite, óleo de coco) e óleo bruto(de soja, milho, girassol) está relacionada aos processos de extração e de purificação desses óleos vegetais. Os óleos extra virgens ou virgens apenas necessitam de uma filtragem para retirar partículas sólidas após o processo de prensagem (que retira o óleo