Pular para o conteúdo principal

Saiba como fazer o cálculo de BTUs do ar condicionado!


Na hora de adquirir um ar-condicionado você certamente ouvirá falar de BTUs e de sua importância técnica. Mas, afinal, o que é BTU? Como calcular o BTU? Essas três letras significam British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica, medida que determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar condicionado.
Esse dado garantirá que o seu equipamento refrigere de maneira adequada o local onde será instalado, de acordo com a metragem e com outros fatores. Assim, você evita gastar dinheiro com um ar condicionado muito potente para o seu espaço ou um aparelho com desempenho abaixo do necessário.

Saiba como calcular BTU de ar condicionado

Para calcular o BTU usado na hora de refrigerar um cômodo, devemos pensar no tamanho do ambiente, já que, são necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol. Já os 800 BTUs devem ser considerados em locais onde há raios de luz diariamente.
Sabendo dessa informação, meça o cômodo em que o ar condicionado ficará instalado. A quantidade de pessoas que frequenta o local também influenciará no resultado final. Recomenda-se somar 600 BTUs (ou 800, se houver incidência de sol) a cada usuário adicional do espaço (o primeiro não conta).
Sendo assim, vamos à conta final, usando como exemplo um local sem incidência de sol, de 15 m2 cujo uso é de duas pessoas: (600 x 15) + 600 = 9600. Ou seja, você adquire um aparelho que comporta, aproximadamente, essa capacidade e terá a certeza de um ar condicionado na medida certa.

Aqui há uma tabela que também exemplifica esses dados:

Tabela de cálculo de BTU

Fatores que interferem no resultado final

Quantidade de aparelhos eletrônicos: esses elementos aquecem o ambiente e, caso tenha muitos no local em que o ar condicionado for instalado, considere adquirir um modelo mais potente;
Tipo e quantidade de lâmpadas: as incandescentes produzem mais calor ao ambiente, se comparadas às fluorescentes. Identifique qual é o modelo que possui e se ele aquece o seu cômodo a ponto de sentir calor quando estiver próximo às lâmpadas;
Janelas e cortinas: as janelas permitem a entrada de calor e a cortina, por sua vez, minimiza o aquecimento;
Região do Brasil onde mora: dependendo do clima do local, considere adquirir um equipamento um pouco mais potente devido ao intenso calor.
A cada fator externo, adicione mais 600 BTUs à conta final.
-o-


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preço dos imóveis residenciais acelera e fecha fevereiro com alta de 0,04%

São Paulo, 22/03/2019 – Após uma leve alta de 0,01% em janeiro, o preço nominal médio dos   imóveis residenciais   mostrou uma aceleração e cresceu 0,04% em fevereiro. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta atingiu 0,64%. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), cuja pesquisa considera os valores de   imóveis   vendidos por meio de financiamento bancário em dez capitais. A pesquisa mostrou que, em fevereiro, sete das dez capitais pesquisadas tiveram alta nos preços médios: Porto Alegre (0,40%), São Paulo (0,10%), Recife (0,07%), Goiânia (0,03%), Fortaleza (0,02%), Brasília (0,02%) e Curitiba (0,0%). Já as outras três tiveram recuo nos preços: Salvador (-0,01%), Rio de Janeiro (-0,05%) e Belo Horizonte (-0,08%). Em nota, a Abecip avaliou que o comportamento dos preços dos  imóveis residenciais  segue refletindo a tendência do mercado imobiliário, cuja recuperação costuma v...

Como Utilizar o FGTS Para Casa Própria

O saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado para pagamento da casa própria. São três possibilidades de uso e uma delas pode ajudar você a conquistar seu sonho: Compra e construção: Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado constituindo parte do pagamento ou pagamento do valor total.  Amortização ou liquidação do saldo devedor: Para quem quer utilizar seu saldo do FGTS para quitar totalmente sua dívida ou pagar uma parte do saldo devedor, desde que o contrato de financiamento foi assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação.  Pagamento de parte do valor das prestações: Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em até 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento foi assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação. Condições Para o comprador É preciso ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, conse...